Tomando como base essa relação cliente e fornecedor, chega-se a conclusão que as empresas devem estar preparadas, para uma visão de sistema aberto em constante mutação e com isso poder manter e até aumentar o seu market-share.
Dentro deste contexto, o papel do Gerente de Projetos é fundamental, uma vez que sintonizado com as tecnologias emergentes de mercado, irá usá-las em benefício de sua organização.
Objetivo
Preparar o aluno para realizar a prova de Certificação do PMI e se tornar um profissional acreditado PMP , com reconhecimento mundial.
Público-Alvo
Profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gerenciamento de projetos e que necessitam ampliar o seu conhecimento sobre a metodologia PMBOK4®.
Carga Horária: 35 a 40 horas
Valor do Curso sem exame: a combinar
Razões para participar
- Ter contato com uma abordagem didática sobre o PMBOK®, 4a edição.
- Conhecer os desafios e os fatores críticos de sucesso para a implementação das melhores práticas de gerenciamento de projetos.
- Entender a importância do fator humano no gerenciamento de projetos.
- Aprender a lidar com as incertezas de um projeto.
- Melhorar a sua performance nas atribuições de “sponsor”, gerente, líder ou integrante da equipe de projetos.
Benefícios
- Apostila impressa e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, casos de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.
- No ato da matrícula o aluno recebe um Livro sobre Gerenciamento de Projetos, especificamente relacionado a Preparação para a Certificação PMP (Preparatório para a certificação PMP de Rita Mulcahy ou PMBOOK 4ª Edição.)
- Templates e modelos de documentos para metodologia.
- Testes simulados de verificação de aprendizagem após a apresentação de cada módulo.
Conteúdo Programático
Gerenciamento de Integração
Coordenar os vários elementos do projeto; desenvolver o Plano Global do Projeto; Coletar os resultados de outros processos do planejamento e colocá-los em um consistente e coerente documento;Executar o Plano Global do Projeto – realizar o plano pela execução das atividades incluídas; Controlar as Mudanças Globais – coordenar as mudanças através do projeto inteiro.
Gerenciamento de Escopo
Incluir todo e tão somente o trabalho necessário para ser concluído com sucesso; iniciar – submeter a organização para começar a próxima fase do projeto; Planejar o escopo – desenvolver um documento do escopo como base para as decisões futuras do projeto; Definir o escopo – subdividir os principais resultados do projeto em componentes menores, mais gerenciáveis; Verificar o escopo – formalizar a aceitação do escopo do projeto; Controlar as mudanças do escopo – controlar as mudanças no escopo do projeto.
Gerenciamento de Tempo
Concluir o projeto no prazo previsto; definir as atividades – identificar as atividades específicas, que devem ser executadas para produzir os vários resultados do projeto; Seqüenciar as atividades – identificar e documentar dependências interativas; estimar a duração de atividades; Desenvolver o cronograma – analisar as seqüências das atividades, durações e exigências de recursos, criar o cronograma do projeto; Controlar o cronograma – controlar as mudanças no cronograma de projeto.
Gerenciamento de Custos
Concluir dentro do orçamento aprovado; Planejar os recursos – determinar quais recursos (pessoas, equipamentos, materiais) devem ser utilizados e a quantidade de cada um para executar as atividades do projeto; Estimar custos – desenvolver uma aproximação dos custos necessários dos recursos para terminar as atividades do projeto; Orçar custos – alocar a estimativa de custo total aos itens individuais do trabalho; Controlar custos – controlar as mudanças de orçamento do projeto.
Gerenciamento de Qualidade
Satisfazer às necessidades para as quais foi empreendido o projeto; Planejar a qualidade – identificar os padrões de qualidade relevantes ao projeto e determinar como serão satisfeitos; Garantir a qualidade – avaliando a execução total do projeto em uma base regular para fornecer a confiança de que o projeto será satisfatório aos padrões de qualidade relevantes; Controlar a qualidade – monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se atendem aos padrões, e identificar maneiras para eliminar causas do desempenho insatisfatório.
Gerenciamento de Recursos Humanos
Utilizar de maneira mais eficaz o pessoal envolvido no projeto; Planejar o modelo organizacional – identificar, documentar e atribuir as funções no projeto, as responsabilidades, e reportar os relacionamentos; Recrutar pessoal – adquirir recursos humanos necessários e atribuir ao trabalho do projeto; Desenvolver a equipe – desenvolver as habilidades individuais e do grupo para elevar o desempenho; Responsabilidade profissional e ética em projetos.
Gerenciamento de Comunicações
Definir que as informações do projeto sejam adequadamente coletadas e disseminadas; Planejar as comunicações – determinar a informação e as comunicações necessárias para os interessados: quem necessita de qual informação, quando ela é necessária e como lhes será dada; Distribuir as informações – fazer a informação necessária disponível para os interessados, de maneira oportuna; Relatar o desempenho – coletar e disseminar a informação do desempenho, status, as medições de progresso e previsões; Encerramento administrativo – gerar, recolher e disseminar a informação para formalizar a conclusão de fase ou de projeto.
Gerenciamento de Riscos
Identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; identificar os riscos – determinar quais riscos podem afetar o projeto, e documentar as características de cada um; quantificar os riscos – avaliar os riscos e suas interações para ponderar uma escala de conseqüências possíveis do projeto; desenvolver as respostas aos riscos – definir etapas de realce para oportunidades, e respostas às ameaças; controlar as respostas aos riscos – responder às mudanças de risco sobre o curso do projeto.
Gerenciamento de Aquisições
Gerenciar as aquisições de bens e serviços de terceiros; Planejar aquisições – determinar o que obter e quando; Planejar o processo de solicitação – documentar as exigências do produto e identificar fontes potenciais; Processar solicitação – obter cotações, concorrências, ofertas ou propostas, conforme apropriado; selecionar o fornecedor – escolher dentre os vendedores potenciais; Administrar o contrato – controlar o relacionamento com o vendedor; Encerrar o contrato – concluir e liquidar o contrato, incluir a resolução de itens em aberto.
Requisitos para ser Elegível para a prova PMP
Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
•Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
•Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.
E ter no mínimo 35 horas de treinamento específico.
O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:
•US$ 405,00 para associados do PMI
•US$ 555,00 para não associados
Material Didático
Apostila e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, caso de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.
Método de Ensino
O curso será conduzido pelo docente através de aulas interativas, com a apresentação de exemplos práticos e o desenvolvimento de exercícios e “casos” que contribuam para a fixação dos conceitos apresentados.