O BSC, mais do que uma metodologia, evoluiu para uma importante ferramenta de gestão que possibilita monitorar o desempenho das organizações de forma integrada ao mesclar indicadores de resultado e de tendência, facilitando o alcance dos objetivos estratégicos e “criando valor com ativos intangíveis”.
Assim, a partir de uma visão ampla e balanceada da empresa, o BSC permite descrever a Estratégia organizacional de forma clara, através da definição dos objetivos estratégicos em quatro perspectivas: financeira, mercadológica, de processos internos e de aprendizado & inovação. Todas essas perspectivas estão relacionadas entre si, promovendo o alinhamento dos objetivos estratrégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação e assegurando que os esforços da organização estejam direcionados para um mesmo objetivo comum.
Objetivo
Discutir com os participantes os principais conceitos do BSC e desenvolver aplicações de como viabilizá-lo no dia-a-dia da empresa, através de exercícios práticos de construção do Mapa Estratégico, relações de causa e efeito e escolha dos Indicadores de Performance para controlar a Execução da Estratégia.
Após o curso você estará apto(a) a:
- Traduzir a Estratégia organizacional em termos operacionais.
- Alinhar a organização com a Estratégia definida.
- Transformar a Estratégia em tarefa cotidiana de todos.
- Converter a Estratégia em um processo contínuo.
- Mobilizar para a mudança, através de uma liderança eficaz.
Público-Alvo
Gestores, profissionais e empreendedores que desejem implementar uma metodologia de análise e gestão de desempenho dos negócios; profissionais das áreas profissionais das áreas de planejamento estratégico, tecnologia da informação, finanças, controladoria, desenvolvimento organizacional, qualidade, recursos humanos e responsáveis pela condução de um projeto de BSC; e todos aqueles interessados em conhecer os desafios que o tema suscita.
Carga Horária: 20 horas
Valor do curso: a combinar
Benefícios
- Apostila impressa e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, casos de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.
- Templates e modelos de documentos para metodologia.
- Testes simulados de verificação de aprendizagem após a apresentação de cada módulo.
Conteúdo Programático
A importância da Estratégia. Não é mais possível fazer qualquer coisa.
- O que é Estratégia?
- Estratégia Corporativa x Estratégia do Negócio
- A grande dificuldade: implementar a Estratégia.
- O por que do BSC ?
- Os princípios da organização voltada à Estratégia.
- A liderança como motor do processo de implementação da Estratégia
- A escolha da Proposição de Valor da Organização
- A construção do Mapa Estratégico:
- A perspectiva financeira como centro do balanceamento da Estratégia.
- Construindo o futuro por meio da proposição de valor da organização.
- A identificação dos processos chaves na perspectiva interna.
- A identificação das competências-chave, tecnologias e clima de ação.
- O que são Temas Estratégicos?
- Exercício 1: A construção de um Tema Estratégico
- O mapa estratégico como elemento de comunicação.
- Exercício 2: A construção de um Mapa Estratégico – Estudo de caso.
- Como controlar a Execução da Estratégia
- Exercício 3: A escolha das medidas para os Objetivos Estratégicos.
- O alinhamento da organização por meio do desdobramento do BSC.
- Como fazer para que todos trabalhem para a Estratégia da organização.
- A Comunicação da Estratégia
- Ligando o Sistema de Incentivos à Estratégia
- Transformando a Estratégia em um processo contínuo.
- A Execução da Estratégia: O funcionamento do Balanced Scorecard
Material Didático
Apostila e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, caso de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.
Método de Ensino
O curso será conduzido pelo docente através de aulas interativas, com a apresentação de exemplos práticos e o desenvolvimento de exercícios e “casos” que contribuam para a fixação dos conceitos apresentados.