Lean IT é uma extensão do Lean industrial e princípios de serviços Lean para desenvolvimento e gerenciamento da tecnologia da informação (TI), produtos e serviços. O conceito Lean teve suas origens no processo de produção da Toyota (1950). As empresas irão minimizar o desperdício e produzir com alta qualidade através do método Lean, aumentando o valor para o cliente bem como a eficiência dos processos. O conceito de Lean tem um grande impacto na cultura da organização no que tange os aspectos comportamentais, tais como capacitar os funcionários para envolvê-los nos processos de otimização. Lean também introduz conceitos como: Just in Time e melhoria contínua.

Curso de Itil® 2011 é na G4T Cursos

Descrição do Curso

Os benefícios para a organização são:
  • Redução de custos pela eficiência de processos
  • Maximizar o valor para o cliente
Os benefícios para funcionários são:
  • Lean IT é complementar a outros frameworks e padrões internacionais como ITIL® e ISO20000
  • Ampliar habilidades na eficiência dos processos com forte ênfase no comportamento
  • Aumento da satisfação do Funcionário (envolvimento)

Todo o conteúdo do treinamento encontra-se de acordo com os requisitos determinados pelos maiores organismos de certificação internacional.

Carga Horária: 20 horas
Valor do curso: Veja no calendário
Público Alvo

Gerentes e funcionários de qualquer organização que planeja introduzir Lean e que precisa do conhecimento básico de Lean IT.

Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos formais para este curso.

Material do Curso – Syllabus
  • Um conhecimento geral sobre as origens do Sistema de Produção da Toyota (SPT) e constatação dos cinco princípios básicos do Lean
    • Uma compreensão dos fatores determinantes para a Organização Toyota começar a desenvolver o Sistema de Produção Toyota (SPT)
    • Uma compreensão das diferentes abordagens de Lean em TI e de TI em Lean
    • Uma compreensão dos motivos básicos para adotar uma transformação Lean – especialmente em um ambiente de TI
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean de valor
    • Uma compreensão de como definir se uma atividade agrega valor ou não a um produto ou serviço
    • Uma compreensão da função essencial do cliente/usuário na atribuição de valor
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean para fluxo de valor
    • Uma compreensão de um fluxo de valor como um conjunto de atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor, relacionado a um produto ou serviço, em oposição aos processos de trabalho dos funcionários
    • Uma compreensão da melhor prática geral para o fluxo de uma análise do fluxo de valor e a implementação subseqüente do processo futuro
    • Uma compreensão de como analisar um fluxo de valor quanto ao valor, desperdício, fluxo e qualidade – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão da taxonomia geral usada no mapeamento de fluxos de valor, como definido no livro “Aprendendo a Enxergar” ou “The Complete Lean Enterprise”
    • Uma compreensão da aplicação das sete definições tradicionais de desperdício, especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão dos diversos métodos usados para detectar desperdício – especialmente em ambiente de TI
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean: fluxo
    • Uma compreensão das principais barreiras em fluxos (tais como gargalos, distribuição irregular de capacidade e carga de trabalho, dosagem) – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão do valor da antecipação para evitar o retrabalho nas partes finais do processo – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão de como e quando usar Takt como uma ferramenta na otimização do fluxo – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão do impacto da variação na demanda, e como fornecer flexibilidade nos processos para evitar estas variações – especialmente em um ambiente de TI
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean de pull
    • Uma compreensão de como aplicar os princípios da teoria das filas (supermercados) ao configurar um sistema pull – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão dos benefícios de um sistema pull nos processos – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão do uso de Kanban – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão da conexão entre os tempos de ciclo longo, a qualidade e o trabalho em andamento, como descritos por David Anderson e Capers Jones
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean: melhorias contínuas
    • Uma compreensão do impacto cultural da definição de erros e falhas como oportunidades de melhoria e algo essencialmente bom e inevitável
    • Uma compreensão de como identificar melhorias contínuas
    • Uma compreensão dos pré-requisitos para criação de um ambiente cultural onde as melhorias contínuas floresçam
    • Uma compreensão de como trabalhar com melhorias contínuas regularmente na forma de reuniões de Kaizen semanais – especialmente em um ambiente de TI
    • Uma compreensão de como usar um quadro de Kaizen
  • A compreensão da importância do Gerenciamento Lean e o seu papel na implementação do Lean IT
    • A compreensão dos fatores importantes que levam ao sucesso na implementação do Lean
    • A compreensão dos fatores importantes na manutenção dos benefícios e resultados de um projeto Lean em uma organização
  • A compreensão da psicologia da mudança e da função do agente de mudança Lean
    • A compreensão da psicologia da mudança para pessoas expostas a circunstâncias de mudança em geral e prestes a adotar mudanças Lean – especificamente em TI
    • A compreensão de como um plano de mudança pode ou não afetar as pessoas que estejam passando por tais mudanças
    • A compreensão de como um agente de mudança pode afetar as pessoas passando por mudanças
  • A compreensão do conteúdo de um plano de projeto genérico para um projeto de Lean IT
    • A compreensão de como um projeto Lean pode ser realizado
  • Exame simulado
  • Revisão
  • Exame de certificação (optional)
Idioma

Treinamento e exame: Português (pt-br) ou Inglês

Conteúdo do exame
  • Conhecimento Geral das origens do Sistema de Produção da Toyota (SPT) e insights sobre os 5 Princípios Lean
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean de valor
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean para fluxo de valor
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean: fluxo
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean de pull
  • Uma compreensão da definição e aplicação do princípio Lean: melhorias contínuas
  • A compreensão da importância do Gerenciamento Lean e o seu papel na implementação do Lean IT
  • A compreensão da psicologia da mudança e da função do agente de mudança Lean
  • A compreensão do conteúdo de um plano de projeto genérico para um projeto de Lean IT
Formato do exame
  • Formato: Múltipla escolha, 40 questões.
  • Duração: Tempo máximo de 60 minutos para todos os candidatos em sua lingua nativa.
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Supervisionado: Sim.
  • Permitido consulta: Não.
  • Pontuação mínima: 26/40 ou 65%
  • Formato do exame: Este exame encontra-se disponível nos formatos online e papel.
Exame simulado

Durante o treinamento os candidatos irão realizar exames simulados e exercícios de fixação.

Literatura recomendada
  • EXIN Lean IT Workbook – ISBN: 978-90-820388-1-1