O BSC [Indicadores Balanceados de Desempenho] é uma metodologia voltada à gestão estratégica das organizações e pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não se deve restringir a informações econômicas ou financeiras. Assim, como não é possível realizar um vôo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa esteja caminhando na direção correta, uma vez que pode trazer uma visão incompleta para a tomada de decisões.

O BSC, mais do que uma metodologia, evoluiu para uma importante ferramenta de gestão que possibilita monitorar o desempenho das organizações de forma integrada ao mesclar indicadores de resultado e de tendência, facilitando o alcance dos objetivos estratégicos e “criando valor com ativos intangíveis”.

Assim, a partir de uma visão ampla e balanceada da empresa, o BSC permite descrever a Estratégia organizacional de forma clara, através da definição dos objetivos estratégicos em quatro perspectivas: financeira, mercadológica, de processos internos e de aprendizado & inovação. Todas essas perspectivas estão relacionadas entre si, promovendo o alinhamento dos objetivos estratrégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação e assegurando que os esforços da organização estejam direcionados para um mesmo objetivo comum.

Objetivo

Discutir com os participantes os principais conceitos do BSC e desenvolver aplicações de como viabilizá-lo no dia-a-dia da empresa, através de exercícios práticos de construção do Mapa Estratégico, relações de causa e efeito e escolha dos Indicadores de Performance para controlar a Execução da Estratégia.

Após o curso você estará apto(a) a:
  • Traduzir a Estratégia organizacional em termos operacionais.
  • Alinhar a organização com a Estratégia definida.
  • Transformar a Estratégia em tarefa cotidiana de todos.
  • Converter a Estratégia em um processo contínuo.
  • Mobilizar para a mudança, através de uma liderança eficaz.
Gestão Estratégica BSC G4T Cursos

Gestão Estratégica BSC

Carga Horária: 20 horas
Valor do curso: Veja no calendário
Público-Alvo

Gestores, profissionais e empreendedores que desejem implementar uma metodologia de análise e gestão de desempenho dos negócios; profissionais das áreas profissionais das áreas de planejamento estratégico, tecnologia da informação, finanças, controladoria, desenvolvimento organizacional, qualidade, recursos humanos e responsáveis pela condução de um projeto de BSC; e todos aqueles interessados em conhecer os desafios que o tema suscita.

Benefícios
  • Apostila impressa e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, casos de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.
  • Templates e modelos de documentos para metodologia.
  • Testes simulados de verificação de aprendizagem após a apresentação de cada módulo.
Conteúdo Programático

A importância da Estratégia. Não é mais possível fazer qualquer coisa.

  • O que é Estratégia?
  • Estratégia Corporativa x Estratégia do Negócio
  • A grande dificuldade: implementar a Estratégia.
  • O por que do BSC ?
  • Os princípios da organização voltada à Estratégia.
  • A liderança como motor do processo de implementação da Estratégia
  • A escolha da Proposição de Valor da Organização
  • A construção do Mapa Estratégico:
  • A perspectiva financeira como centro do balanceamento da Estratégia.
  • Construindo o futuro por meio da proposição de valor da organização.
  • A identificação dos processos chaves na perspectiva interna.
  • A identificação das competências-chave, tecnologias e clima de ação.
  • O que são Temas Estratégicos?
  • Exercício 1: A construção de um Tema Estratégico
  • O mapa estratégico como elemento de comunicação.
  • Exercício 2: A construção de um Mapa Estratégico – Estudo de caso.
  • Como controlar a Execução da Estratégia
  • Exercício 3: A escolha das medidas para os Objetivos Estratégicos.
  • O alinhamento da organização por meio do desdobramento do BSC.
  • Como fazer para que todos trabalhem para a Estratégia da organização.
  • A Comunicação da Estratégia
  • Ligando o Sistema de Incentivos à Estratégia
  • Transformando a Estratégia em um processo contínuo.
  • A Execução da Estratégia: O funcionamento do Balanced Scorecard
Material Didático

Apostila e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, caso de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.

Método de Ensino

O curso será conduzido pelo docente através de aulas interativas, com a apresentação de exemplos práticos e o desenvolvimento de exercícios e “casos” que contribuam para a fixação dos conceitos apresentados.